sábado, 10 de dezembro de 2011

Estrela do Norte X Botafogo/RJ (1961)

Time do Estrela do Norte em 1961, em partida contra o Botafogo/RJ.

Em pé da esquerda para direita: Cuca, o goleiro Geraldo Latufe, Adilson Caetano, Gregório, Pedrinho e Mário José com seus 17 anos. Agachados: Massagista Gildo,  Zinho (Que ia de Soturno para Cachoeiro de bicicleta e corria uma barbaridade durante 90 minutos), Osmar, Alcenir, Jurandir e Volmir.
Essa formação enfrentou e perdeu de 6 a 2 para o Botafogo do Rio, que era na época a base da Seleção Brasileira campeã do mundo. Foi na tarde de 7 de setembro, o estádio de Sumaré ficou lotado conforme imagem acima, tanto era o número de torcedores que muitos estão em locais sem qualquer segurança, até venda de cadeiras na pista foram colocadas. O Botafogo iniciou o jogo com Manga, Cácá, Zé Maria, Nilton Santos e Chicão; Airton e Didi; Garrinha, Amoroso, Amarildo e Zagalo. O Estrela neste ano era presidido por Alfredo José Abreu e tinha como principais diretores, Antonio Melo, Newton Garcia e Amarildo Lunz.
Conhecendo um pouco mais essa grande equipe do futebol capixaba:
Fundado em 16 de janeiro de 1916, numa casa próxima ao Colégio Liceu Muniz Freire, tendo como seu primeiro presidente Francisco Penedo.
A primeira Sede, segundo constam nos arquivos, foi onde é hoje, o Tiro de Guerra e o primeiro campo foi no pátio do Liceu Muniz Freire, zona norte da cidade, daí o nome ESTRELA DO NORTE.
As primeiras cores do Estrela do Norte, eram Verde.Tempos depois, por volta da década de 30, o Estrela transferiu o seu campo para o Bairro Sumaré, onde está até hoje. No início o campo era aberto, depois com muito esforço a Diretoria conseguiu cercar o Estádio com varas de bambus, tábuas e bem depois conseguiu murar. Os ingressos para os jogos eram vendidos no Armazém "Estrela", sob o comando do Sr. Oswaldo Lima.
O primeiro lance de arquibancadas foi sob o comando de José Cocco e Otávio Mesquita, depois veio o aterro comandado pelo Sr.Mário Monteiro e a criação da Banda de Música "Estrela do Norte", pelo Maestro Raul Sampaio e Mário Sampaio. Alfredo Duarte de Abre e Armando Lunz, seu LICO, fizeram os melhoramentos na iluminação do Estádio. Darcy Brum, Délio Lima, Gerson Moura e José Cocco, colocaram vestiários, alambrados, traves e aumentaram arquibancadas.
O Estrela foi o primeiro campeão Sulino de profissionais. Vários grandes jogadores vestiram a camisa do Estrela na época: Elias, Fernando, Catiquinha, Sarará, Pedrinho, Toninho, Geraldo Martins, Geraldo Menezes, Lico, Siro e Zinho., Virgilio, Hugo, Américo, Correlogo, Otacílio, Gerson, Donato, Rainor, Bela, Nerinho, Jove. Veraldo, Raul, Gesse, Orlando, Manduca.
O ex. presidente Antonio Carlos Braconi, construiu novas arquibancadas, novos vestiários, túnel de acesso ao campo de jogo. Walter José de Vargas construiu em seu mandato as cabines de rádios.
A Historia do Estrela ficou por muito tempo adormecida, agora pesquisas estão sendo realizadas, buscas de fotos estão sendo feitas, tudo com objetivo de descrever a historio da maneira mais fiel possível.
Pedro Turini, realizou melhoramento na iluminação, nos vestiários, o ex-presidente Hélio Grechi, fez inaugurar um moderno restaurante, para fornecer alimentação a baixo custo para atletas do clube. Muito se foi feito, todos que passaram deixaram sua marca, seu sacrifício e por que não dizer, um pouco de sua vida, por isso todos merecem aplausos e reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Download do CD da Torcida Jovem Estrela (TJE)

TORCIDA JOVEM ESTRELA (2002)
01-Estrela do Norte, magia Que Me Faz Sonhar
02-Hino do Estrela do Norte Futebol Clube (samba)
03-Hino do Estrela do Norte Futebol Clube (versão original)