Time do Estrela do Norte em 1961, em partida contra o Botafogo/RJ. |
Em pé da esquerda para direita: Cuca, o goleiro Geraldo Latufe, Adilson Caetano, Gregório, Pedrinho e Mário José com seus 17 anos. Agachados: Massagista Gildo, Zinho (Que ia de Soturno para Cachoeiro de bicicleta e corria uma barbaridade durante 90 minutos), Osmar, Alcenir, Jurandir e Volmir.
Essa formação enfrentou e perdeu de 6 a 2 para o Botafogo do Rio, que era na época a base da Seleção Brasileira campeã do mundo. Foi na tarde de 7 de setembro, o estádio de Sumaré ficou lotado conforme imagem acima, tanto era o número de torcedores que muitos estão em locais sem qualquer segurança, até venda de cadeiras na pista foram colocadas. O Botafogo iniciou o jogo com Manga, Cácá, Zé Maria, Nilton Santos e Chicão; Airton e Didi; Garrinha, Amoroso, Amarildo e Zagalo. O Estrela neste ano era presidido por Alfredo José Abreu e tinha como principais diretores, Antonio Melo, Newton Garcia e Amarildo Lunz.
Conhecendo um pouco mais essa grande equipe do futebol capixaba:
Fundado em 16 de janeiro de 1916, numa casa próxima ao Colégio Liceu Muniz Freire, tendo como seu primeiro presidente Francisco Penedo.
Fundado em 16 de janeiro de 1916, numa casa próxima ao Colégio Liceu Muniz Freire, tendo como seu primeiro presidente Francisco Penedo.
A primeira Sede, segundo constam nos arquivos, foi onde é hoje, o Tiro de Guerra e o primeiro campo foi no pátio do Liceu Muniz Freire, zona norte da cidade, daí o nome ESTRELA DO NORTE.
As primeiras cores do Estrela do Norte, eram Verde.Tempos depois, por volta da década de 30, o Estrela transferiu o seu campo para o Bairro Sumaré, onde está até hoje. No início o campo era aberto, depois com muito esforço a Diretoria conseguiu cercar o Estádio com varas de bambus, tábuas e bem depois conseguiu murar. Os ingressos para os jogos eram vendidos no Armazém "Estrela", sob o comando do Sr. Oswaldo Lima.
O primeiro lance de arquibancadas foi sob o comando de José Cocco e Otávio Mesquita, depois veio o aterro comandado pelo Sr.Mário Monteiro e a criação da Banda de Música "Estrela do Norte", pelo Maestro Raul Sampaio e Mário Sampaio. Alfredo Duarte de Abre e Armando Lunz, seu LICO, fizeram os melhoramentos na iluminação do Estádio. Darcy Brum, Délio Lima, Gerson Moura e José Cocco, colocaram vestiários, alambrados, traves e aumentaram arquibancadas.
O Estrela foi o primeiro campeão Sulino de profissionais. Vários grandes jogadores vestiram a camisa do Estrela na época: Elias, Fernando, Catiquinha, Sarará, Pedrinho, Toninho, Geraldo Martins, Geraldo Menezes, Lico, Siro e Zinho., Virgilio, Hugo, Américo, Correlogo, Otacílio, Gerson, Donato, Rainor, Bela, Nerinho, Jove. Veraldo, Raul, Gesse, Orlando, Manduca.
O ex. presidente Antonio Carlos Braconi, construiu novas arquibancadas, novos vestiários, túnel de acesso ao campo de jogo. Walter José de Vargas construiu em seu mandato as cabines de rádios.
A Historia do Estrela ficou por muito tempo adormecida, agora pesquisas estão sendo realizadas, buscas de fotos estão sendo feitas, tudo com objetivo de descrever a historio da maneira mais fiel possível.
Pedro Turini, realizou melhoramento na iluminação, nos vestiários, o ex-presidente Hélio Grechi, fez inaugurar um moderno restaurante, para fornecer alimentação a baixo custo para atletas do clube. Muito se foi feito, todos que passaram deixaram sua marca, seu sacrifício e por que não dizer, um pouco de sua vida, por isso todos merecem aplausos e reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido.