sábado, 10 de dezembro de 2011

Estrela do Norte X Botafogo/RJ (1961)

Time do Estrela do Norte em 1961, em partida contra o Botafogo/RJ.

Em pé da esquerda para direita: Cuca, o goleiro Geraldo Latufe, Adilson Caetano, Gregório, Pedrinho e Mário José com seus 17 anos. Agachados: Massagista Gildo,  Zinho (Que ia de Soturno para Cachoeiro de bicicleta e corria uma barbaridade durante 90 minutos), Osmar, Alcenir, Jurandir e Volmir.
Essa formação enfrentou e perdeu de 6 a 2 para o Botafogo do Rio, que era na época a base da Seleção Brasileira campeã do mundo. Foi na tarde de 7 de setembro, o estádio de Sumaré ficou lotado conforme imagem acima, tanto era o número de torcedores que muitos estão em locais sem qualquer segurança, até venda de cadeiras na pista foram colocadas. O Botafogo iniciou o jogo com Manga, Cácá, Zé Maria, Nilton Santos e Chicão; Airton e Didi; Garrinha, Amoroso, Amarildo e Zagalo. O Estrela neste ano era presidido por Alfredo José Abreu e tinha como principais diretores, Antonio Melo, Newton Garcia e Amarildo Lunz.
Conhecendo um pouco mais essa grande equipe do futebol capixaba:
Fundado em 16 de janeiro de 1916, numa casa próxima ao Colégio Liceu Muniz Freire, tendo como seu primeiro presidente Francisco Penedo.
A primeira Sede, segundo constam nos arquivos, foi onde é hoje, o Tiro de Guerra e o primeiro campo foi no pátio do Liceu Muniz Freire, zona norte da cidade, daí o nome ESTRELA DO NORTE.
As primeiras cores do Estrela do Norte, eram Verde.Tempos depois, por volta da década de 30, o Estrela transferiu o seu campo para o Bairro Sumaré, onde está até hoje. No início o campo era aberto, depois com muito esforço a Diretoria conseguiu cercar o Estádio com varas de bambus, tábuas e bem depois conseguiu murar. Os ingressos para os jogos eram vendidos no Armazém "Estrela", sob o comando do Sr. Oswaldo Lima.
O primeiro lance de arquibancadas foi sob o comando de José Cocco e Otávio Mesquita, depois veio o aterro comandado pelo Sr.Mário Monteiro e a criação da Banda de Música "Estrela do Norte", pelo Maestro Raul Sampaio e Mário Sampaio. Alfredo Duarte de Abre e Armando Lunz, seu LICO, fizeram os melhoramentos na iluminação do Estádio. Darcy Brum, Délio Lima, Gerson Moura e José Cocco, colocaram vestiários, alambrados, traves e aumentaram arquibancadas.
O Estrela foi o primeiro campeão Sulino de profissionais. Vários grandes jogadores vestiram a camisa do Estrela na época: Elias, Fernando, Catiquinha, Sarará, Pedrinho, Toninho, Geraldo Martins, Geraldo Menezes, Lico, Siro e Zinho., Virgilio, Hugo, Américo, Correlogo, Otacílio, Gerson, Donato, Rainor, Bela, Nerinho, Jove. Veraldo, Raul, Gesse, Orlando, Manduca.
O ex. presidente Antonio Carlos Braconi, construiu novas arquibancadas, novos vestiários, túnel de acesso ao campo de jogo. Walter José de Vargas construiu em seu mandato as cabines de rádios.
A Historia do Estrela ficou por muito tempo adormecida, agora pesquisas estão sendo realizadas, buscas de fotos estão sendo feitas, tudo com objetivo de descrever a historio da maneira mais fiel possível.
Pedro Turini, realizou melhoramento na iluminação, nos vestiários, o ex-presidente Hélio Grechi, fez inaugurar um moderno restaurante, para fornecer alimentação a baixo custo para atletas do clube. Muito se foi feito, todos que passaram deixaram sua marca, seu sacrifício e por que não dizer, um pouco de sua vida, por isso todos merecem aplausos e reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Download do CD da Torcida Jovem Estrela (TJE)

TORCIDA JOVEM ESTRELA (2002)
01-Estrela do Norte, magia Que Me Faz Sonhar
02-Hino do Estrela do Norte Futebol Clube (samba)
03-Hino do Estrela do Norte Futebol Clube (versão original)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Participações do Estrela do Norte Futebol Clube na Copa do Brasil

COPA DO BRASIL DE 2005
Estrela do Norte 3 X 4 Atlético/MG
Atlético/MG 6 X 0 Estrela do Norte
O Estrela do Norte ficou em 63° lugar, e participaram 64 clubes.
http://www.bolanaarea.com/copa_do_brasil_2005.htm

COPA DO BRASIL DE 2006
Estrela do Norte 1 X 1 Guarani/SP
Guarani/SP 3 X 0 Estrela do Norte
O Estrela do Norte ficou em 44° lugar, e participaram 64 clubes.
http://www.bolanaarea.com/copa_do_brasil_2006.htm

Participações do Estrela do Norte Futebol Clube no Campeonato Brasileiro da Série C

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 1987*
*Este campeonato foi dividido em dois módulos: Módulo Branco e Módulo Azul, onde cada módulo tinha 24 clubes. O Estrela do Norte participou no módulo azul, ficando em 19° lugar).
http://www.bolanaarea.com/serie_c_1987.htm

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 1995
Participaram 107 clubes e o Estrela do Norte ficou em 68° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_1995.htm

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 1996
Participaram 58 clubes e o Estrela do Norte ficou em 21° lugar.

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2001
Participaram 65 clubes e o Estrela do Norte ficou em 56° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2001.htm

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2003
Participaram 93 clubes e o Estrela do Norte ficou em 33° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2003.htm

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2004
Participaram 60 clubes e o Estrela do Norte ficou em 52° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2004.htm

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2005
Participaram 63 clubes e o Estrela do Norte ficou em 52° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2005.htm

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2006
Participaram 64 clubes e o Estrela do Norte ficou em 43° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2006.htm

Antigo Escudo do Estrela do Norte Futebol Clube - Década de 60

Torcidas Organizadas

TORCIDA JOVEM ESTRELA (TJE)
TORCIDA MÁFIA ESTRELENSE
TORCIDA FÚRIA ALVI-NEGRA
TORCIDA VETERANA DO ESTRELA

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estrela do Norte confirmou participação no Campeonato Capixaba da Série B de 2012

Foi dado o pontapé para o Capixabão da Série B do ano que vem. Nesta terça-feira (25/11/2011), foi realizado o primeiro arbitral na sede da Federação de Futebol. Participaram da reunião: Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Gel, Guarapari, Tupy e Espírito Santo de Colatina. O Castelo não compareceu, mas confirmou participação na disputa.
A próxima conversa será no dia 21 de novembro de 2011, novamente na sede da FES, quando será feita a aprovação do regulamento da competição. Seguindo o cronograma, a tabela será divulgada no dia 24 de janeiro de 2012. O campeonato começa no dia 24 de março de 2012.


Fonte:

sábado, 22 de outubro de 2011

Batata: Xerife Estrelense

O time do Estrela do Norte de 1977, que marcou a volta do clube ao futebol profissional do Espírito Santo, tinha uma dupla de zagueiros de respeito. Marcolino, que veio de Campos, representava o estilo clássico, técnica refinada; e ao lado dele, o cachoeirense Batata, se destacava pela raça, boa colocação e vigor físico. Era o típico jogador, chamado "xerife", a quem os adversários tinham que "pedir licença" para entrar na área estrelense.
Foi na escolinha do Cruzeiro do bairro Valão, em 1967, que o menino Elias Ayres da Silva, o Batata, começou a jogar futebol, aos 12 anos de idade. No ano seguinte foi para o Estrela do Norte, onde teve a oportunidade de jogar no time dirigido por "sêo Zezinho". Nos dois anos que atuou no infantil do Estrela, Batata foi bi-campeão cachoeirense. Logo depois, trocou de clube. "Em 1970 eu fui jogar no infantil do Cachoeiro. Fiquei só um ano e retornei para o Estrela", afirma Batata.
Em 1971 e 1972 Batata atuou na zaga do time de juniores do Estrela. Em 74 fazia parte do time principal amador. "Nessa época eu disputei pela primeira vez o Campeonato Sulino de Amadores. Nosso time decidiu o título contra o Cachoeiro. O jogo foi disputado no Sumaré, e mesmo assim, perdemos de 1 a zero", lembra o ex-jogador. Ele também defendeu o Estrela no Sulino de 75.
Em 1976, Batata deixou o Estrela e foi para o Gremio Santo Agostinho. No alvi-anil da Vila Rica, sagrou-se campeão municipal. A decisão foi contra o Cachoeira Grande. "Era o clássico do bairro. Nós ganhamos de 4 a zero e ficamos com o título. O jogo final foi realizado no campo do Estrela. Também nessa época, no segundo semestre, eu atuei pelo Castelo em um Campeonato da Região Sul", destaca.


FUTEBOL PROFISSIONAL
A estreia de Batata no futebol profissional aconteceu em 1977, quando o Estrela do Norte formou uma equipe para disputar o Campeonato Capixaba. Ele fez dupla de zaga com Marcolino, que veio do futebol campista. "Meu primeiro jogo foi contra o Santo Antônio, no estádio de Sumaré. Nós ganhamos de 1 a zero, gol de Juarez Coalhada. O Estrela tinha uma equipe forte, com condições de ser campeã, mas naquela época não era fácil. A arbitragem sempre favorecia os clubes de Vitória", enfatiza.
No ano seguinte, Batata continuou como titular da zaga estrelense. Participou do Campeonato Estadual, jogando ao lado de Lúcio Antônio, que veio da Desportiva Ferroviária. Mais uma vez o Estrela fez uma boa campanha, mas não conseguiu chegar ao título, como desejava a torcida alvi-negra.







GRÊMIO SANTO AGOSTINHO
Do futebol profissional, Batata voltou a disputar o Sulino de Amadores. Defendeu o Gremio Santo Agostinho nas competições de 1979/80. Em 1981, retornou ao futebol profissional. Fez parte da equipe do Gremio que disputou o Campeonato Capixaba. "Nosso time base era: Volpini, Cebinho, Aíde, (eu) e Profeta; Bolão, Carlinho Paizinho e Farley; Carijó, Batista e Nenzo." 
Na mesma época, Batata começou a trabalhar na Escelsa. Como consequência, abandonou o futebol. "Passei a me dedicar à nova profissão. Jogava no futebol amador, mas sem compromisso sério. Eu não tinha tempo para treinar e o meu emprego estava em primeiro lugar. É muito difícil viver do futebol aqui no Espírito Santo", afirma.
Batata afirma que teve o privilégio de jogar ao lado de ótimos jogadores do futebol capixaba, mas faz questão de destacar o atacante Noquinha, com quem atuou em várias equipes. "Quando a bola era lançada pra Noquinha ele já sabia o que ia fazer, antes mesmo da bola chegar nele. Quando dominava dentro da área, era meio gol. Tinha muita técnica e visão de jogo. Eu fico arrepiado só em lembrar a categoria que Noquinha demonstrava em campo", destaca Batata.

OS MELHORES
Pela admiração que sempre teve pelo futebol de Noquinha, Batata o escala entre os melhores jogadores com os quais atuou ao longo de sua trajetória no futebol. Sendo assim, a "seleção" de Batata seria formada pelo goleiro Denizart; Dejair na lateral direita; Marcolino formando o fundo de zaga com ele (Batata) e Fernando Gavião na lateral esquerda; o meio campo com Délio, Sergio Roberto e Kiko; Joadir, Noquinha e Nenzo.
Questionado sobre o melhor técnico com quem trabalhou, Batata não pensou duas vezes e indicou o nome de Paulo Henrique. O ex-lateral do Flamengo e da Seleção Brasileira, foi o treinador do Estrela do Norte no Campeonato Capixaba de 77. "Paulo Henrique conhece tudo de futebol. É um excelente técnico", confirma Batata.
Elias Ayres da Silva, o "Batata", está com 54 anos de idade. É casado e tem duas filhas: Bethânia e Polyanna. Ainda costuma jogar umas peladas, principalmente no Atlético Clube Ita, onde por vários anos ocupou o cargo de diretor. Batata é botafoguense e se diz aliviado pelo clube ter conseguido escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro desse ano.   


Fonte:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/12/578182-por+onde+voce+anda+batata+xerife+estrelense.html

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Foto Antiga de um Jogo no Sumaré

Foto do Time do Estrela do Norte - Seletiva Capixaba da Copa do Brasil (2001)

Foto de Times do Estrela do Norte

Foto do Jogo: Estrela do Norte X Desportiva (2000)

Foto do Jogo: Estrela do Norte X Botafogo

Início da Construção do Estádio Mário Monteiro

Estrela: Noventa Anos de Felicidade

Sou torcedor e quero festejar
Noventa anos de felicidade
Do time do meu coração, eterno campeão
Estrela que reluz nesta cidade

Eu tiro onda sou tri-campeão
Da Copa do Espírito Santo
No Sulinão e no Municipal
Eu fiz meu carnaval
E se não fosse tanta armação
Da nossa federação
Eu já seria campeão estadual

Juiz ladrão, filha da mãe
Vá pra bem longe do meu Sumaré
É show de bola meu samba no pé
Sou estrelense sou TJE

“Seu Zezinho” que saudade
Um pioneiro na lapidação
De meninos craques do passado
Hoje grandes cidadãos

Eu vou zoar o meu arqui-rival
Até fiz um trocadilho neste carnaval
“Cachoeirense” não me leve a mal

Quem nasce lá no Rio é Carioca
Quem nasce em Vitória é Capixaba
Quem nasce em Castelo é Castelense
Quem nasce em Cachoeiro é Estrelense


*Estrela: Noventa Anos de Felicidade
É um samba-enredo do Grêmio Recreativo Torcida Jovem Estrela Futebol e Samba (G.R.T.J.E.F.S.), composto por Jonil Calixto, no ano de 2006.

Estrela do Norte, Magia Que Me Faz Sonhar

É grito de gol que vem do Sumaré
Sou alvi-negro sou TJE
É grito de gol que vem do Sumaré
Sou alvi-negro sou TJE

Uma luz de grande intensidade
Se espalhou pela cidade colorida pelo sol
A massa alvi-negra embandeirada
Corre para a arquibancada é dia de futebol
Estrela no céu a brilhar, magia que me faz sonhar
Seu Zezinho que emoção
Por ser estrelense deixou nossa gente e foi morar numa constelação
E sua lembrança renova a esperança desse time campeão

É bola na rede é gol, é gol
Pro Mário Monteiro eu vou, que vou
Sou Jovem sou forte Estrela do Norte
Que ilumina o meu coração
Bola no gramado o chop gelado
Fantasiando toda tradição

É grito de gol que vem do Sumaré
Sou alvi-negro sou TJE
É grito de gol que vem do Sumaré
Sou alvi-negro sou TJE
Tem bola na rede
Tem samba no pé



*Estrela do Norte, Magia Que Me Faz Sonhar:
É um samba-enredo do Grêmio Recreativo Torcida Jovem Estrela Futebol e Samba (G.R.T.J.E.F.S.), e foi composto por Jonil Calixto, no ano de 2002.


LINK DOWNLOAD:
http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/torcida_jovem_estrela

Camisa Antiga do Estrela do Norte Futebol Clube

Estrela do Norte Futebol Clube: 95 Anos de Amor, Raça e Glória

Foto da Maquete do Estádio Mário Monteiro (Sumaré)

Foto do Estrela do Norte Futebol Clube - Campeão Sulino de 1966

CD com o Hino do Estrela do Norte Futebol Clube

Este CD com o hino do Estrela do Norte Futebol Clube, foi lançado no ano de 2004, e tem como interprete o cantor e compositor Raul Sampaio, que foi quem compôs o hino do Estrela do Norte.

Link para Download:
http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/torcida_jovem_estrela

domingo, 25 de setembro de 2011

ESTRELA DO NORTE FUTEBOL CLUBE

Data de Fundação: 16/01/1916.

Cores: Preto e branco.
Uniforme: Camisa com listras verticais pretas e brancas, calção branco e meias pretas.
Estádio: Mário Monteiro (Sumaré), capacidade para 12.000 torcedores (atualmente está liberado para 7.000 torcedores, por questão de segurança).
Mascote: Estrela.
Endereço: Rua Estrela do Norte, s/n, bairro Sumaré, CEP: 29304-490.
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim.
Estado: Espírito Santo.
Telefax: (28) 3522-2677.
Site Oficial: 


HISTÓRIA:
O Estrela do Norte Futebol Clube foi fundado em 16 de janeiro de 1916, numa casa próximo ao Colégio Liceu Muniz Freire. Participaram da reunião de fundação: Laurentino Lugon, Mário Sampaio, Orlando Nunes, Amphilófio Braga, João Viana, Estulano Braga, Deusdedit Cruz, Fernando Reis e Francisco Penedo, que são considerados portanto os fundadores do clube mais popular do Sul do Espírito Santo e hoje uma dor principais clubes do estado. Francisco Penedo foi escolhido como o primeiro Presidente do Clube.
A primeira Sede, segundo os arquivos, foi onde é hoje, o Tiro de Guerra e o primeiro campo foi no pátio do Liceu Muniz Freire, zona norte da cidade, daí o nome Estrela do Norte. As primeiras cores do Estrela do Norte eram verde e amarelo, e o primeiro time Estrelense era formado por: Pedro Tanure, Antonio Cruz, Belmiro, Adão, Barão, Dodoca, Erly, Vivi, Mine, Cezarino e Lauro. Tempos depois, por volta da década de 30, o Estrela do Norte transferiu o seu campo para o Bairro do Sumaré, onde está até hoje. No início o campo era aberto, depois com muito esforço a diretoria conseguiu cercar o estádio com varas de bambus, tábuas e bem depois conseguiu murar. Os ingressos para os jogos eram vendidos no Armazém "Estrela", sob o comando do Sr. Oswaldo Lima. O primeiro lance de arquibancadas foi sob o comando de José Cocco e Otávio Mesquita, depois veio o aterro comandado pelo Sr.Mário Monteiro e a criação da Banda de Música "Estrela do Norte", pelo Maestro Raul Sampaio e Mário Sampaio. Alfredo Duarte de Abre e Armando Lunz, o "Seu Lico", fizeram os melhoramentos na iluminação do Estádio. Darcy Brum, Délio Lima, Gerson Moura e José Cocco, colocaram vestiários, alambrados, traves e aumentaram arquibancadas.
O Estrela foi o primeiro campeão Sulino de profissionais. Vários grandes jogadores vestiram a camisa do Estrela na época: Elias, Fernando, Catiquinha, Sarará, Pedrinho, Toninho, Geraldo Martins, Geraldo Menezes, Lico, Siro e Zinho., Virgilio, Hugo, Américo, Correlogo, Otacílio, Gerson, Donato, Rainor, Bela, Nerinho, Jove. Veraldo, Raul, Gesse, Orlando, Manduca. Em mais de 90 anos de existência o clube ganhou vários títulos regionais, mas jamais venceu um campeonato estadual. Tem a mais fanática e uma das maiores torcidas do Espírito Santo.
Em 1996, o Estrela foi notícia no Brasil devido a publicação na Revista Placar sobre "o menor campeonato do mundo", o Campeonato Capixaba da 2ª divisão, que teve o Alvinegro campeão, e o Sport Club Capixaba, da cidade de Guaçuí, como o vice-campeão.
O grande rival do Estrela do Norte é o Cachoeiro Futebol Clube, com quem faz o grande clássico da maior cidade do interior e da região Sul Capixaba.
O Estrela do Norte Futebol Clube, tem o orgulho de ter a maior torcida do sul do Espírito Santo, além de ser o clube que mais torcedores levam aos estádios do Estado. A torcida do Estrela do Norte é fanática e fiel ao seu clube. Com certeza o seu maior patrimônio.
No segundo semestre de 2011, o Estrela do Norte deu o primeiro passo para a sua volta ao futebol profissional. O clube mais tradicional do Sul do Espírito Santo, quitou as suas dívidas com o Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo e já está apto a retornar às competições oficiais organizadas pela Federação de Futebol do Estado (FES).
No início de 2011, o time de Cachoeiro de Itapemirim, foi penalizado por desistir de disputar a Série B do Campeonato Capixaba após a divulgação oficial da tabela. A poucos dias do início da Copa Espírito Santo, o clube sofreu outra punição. Desta vez o problema foi financeiro. Com a situação regularizada, o Estrela do Norte poderá participar do primeiro arbitral da Segundinha 2012, marcado para o início do mês de outubro de 2011, na sede da FES, no Centro de Vitória.


TÍTULOS:
PROFISSIONAL
Campeão da Copa Espírito Santo: 2003, 2004 e 2005.
Campeão Capixaba da Segunda Divisão: 1996 e 1999.
Campeão do 2° Turno do Campeonato Capixaba: 2000.
Campeão Sulino: 1954, 1955, 1964, 1965, 1966 e 1968.
Campeão da Taça Newton Braga: 1963, 1964 e 1965.
Vice-Campeão Capixaba: 1987, 2003, 2004, 2005 e 2006.
Vice-Campeão Capixaba da Segunda Divisão: 2010.

CATEGORIA DE BASE:
Campeão capixaba de Juniores: 1991 e 2004.
CampeãoSulino de Juniores: 1982.
Campeão Sulino Juvenil: 1996 e 1997.
Campeão Sulino Infantil: 1997.


PARTICIPAÇÕES EM COMPETIÇÕES NACIONAIS:
COPA DO BRASIL DE 2005
Estrela do Norte 3 X 4 Atlético/MG
Atlético/MG 6 X 0 Estrela do Norte
O Estrela do Norte ficou em 63° lugar, e participaram 64 clubes.
http://www.bolanaarea.com/copa_do_brasil_2005.htm
COPA DO BRASIL DE 2006
Estrela do Norte 1 X 1 Guarani/SP
Guarani/SP 3 X 0 Estrela do Norte
O Estrela do Norte ficou em 44° lugar, e participaram 64 clubes.
http://www.bolanaarea.com/copa_do_brasil_2006.htm

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 1987*
*Este campeonato foi dividido em dois módulos: Módulo Branco e Módulo Azul, onde cada módulo tinha 24 clubes. O Estrela do Norte participou no módulo azul, ficando em 19° lugar).
http://www.bolanaarea.com/serie_c_1987.htm
CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 1995
Participaram 107 clubes e o Estrela do Norte ficou em 68° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_1995.htm
CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 1996
Participaram 58 clubes e o Estrela do Norte ficou em 21° lugar.
CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2001
Participaram 65 clubes e o Estrela do Norte ficou em 56° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2001.htm
CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2003
Participaram 93 clubes e o Estrela do Norte ficou em 33° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2003.htm
CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2004
Participaram 60 clubes e o Estrela do Norte ficou em 52° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2004.htm
CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2005
Participaram 63 clubes e o Estrela do Norte ficou em 52° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2005.htm
CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2006
Participaram 64 clubes e o Estrela do Norte ficou em 43° lugar.
http://www.bolanaarea.com/serie_c_2006.htm


ESTÁDIO:
O estádio do Estrela do Norte Futebol Clube é o Estádio Mário Monteiro (Estádio do Sumaré). Sua capacidade era de 12 mil pessoas, mas atualmente só comporta 7 mil. Em dias de jogos do Estrela, vira um verdadeiro Caldeirão Estrelense, devido a sua fanática e fiel torcida.


HINO OFICIAL DO ESTRELA DO NORTE FUTEBOL CLUBE:
Ô Estrela, Ô Estrela
É o clube do meu coração
Quando há jogo, pega fogo
Na torcida do meu campeão
Alvi-negro preferido
De vitória em vitória se fez
Pega a bola, leva a bola, chuta a bola, não dá bola
Vence um, vence dois, vence três

Brilham, também os refletores
Sua cores, suas cores
Ele, é tradição do esporte
Como é forte, como é forte
O meu Estrela do Norte.

*O compositor e cantor Raul Sampaio, foi quem criou o hino do Estrela do Norte Futebol Clube.

DOWNLOAD:


TORCIDAS ORGANIZADAS:
Torcida Jovem Estrela (TJE), Torcida Máfia Estrelense (TME), Torcida veterana do Estrela (TVE) e Torcida Fúria Alvi-Negra.
TORCIDAS ORGANIZADAS EXTINTAS:
Torcida Novenstrela, Torcida Vela Acesa e Torcida Falcão Negro.